SERVIÇO SOCIAL

FAB comemora dia do Assistente Social

Data é celebrada no dia 15 de maio
Publicada em: 15/05/2023 19:19
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres

No dia 15 de maio, celebramos o Dia do Assistente Social, uma data especial que reconhece e valoriza o papel fundamental desses profissionais que são verdadeiros agentes de transformação, trabalhando incansavelmente para combater as desigualdades, a exclusão e a injustiça. Eles atuam em diversas áreas, como saúde, educação, direitos humanos, justiça, entre outras, sempre buscando garantir a dignidade e a qualidade de vida das pessoas.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), o Serviço Social do Comando da Aeronáutica (COMAER) atua frente às demandas decorrentes das relações sociais do seu efetivo, militares e servidores civis, ativos e veteranos, além de seus respectivos dependentes e pensionistas, afiançando-lhes condições de segurança e proteção.

Com uma formação sólida e embasada em conhecimentos teóricos e práticos, os assistentes sociais utilizam suas habilidades e competências para identificar e analisar as necessidades individuais e coletivas, promovendo a inclusão social e a autonomia dos indivíduos e grupos. Seu trabalho é pautado por princípios éticos e valores como a justiça social, a solidariedade, a equidade e o respeito à diversidade.

O momento é de agradecimento aos profissionais que alicerçam caminhos, constroem pontes e forjam as possibilidades para o acesso à proteção social da Aeronáutica aos efetivos.

Avanços

Tal progresso, que representa hoje o Sistema de Assistência Social da Aeronáutica, só foi possível pela capacidade desses profissionais em tornar visíveis as possibilidades e desafios da área social, e assim contribuir na construção de respostas efetivas diante das múltiplas faces da questão social na contemporaneidade.

Em uma perspectiva mais ampla, é importante destacar a formulação da Política de Assistência Social das Forças Armadas e das Diretrizes dos Programas Sociais prioritários para serem realizados no âmbito das Três Forças. Tais legislações, aprovadas nos anos 2000 pelo Ministério da Defesa, aliadas aos dispositivos legais específicos de cada Força, representaram um marco na trajetória das Políticas de Assistência Social e no fortalecimento das ações de proteção social para os efetivos nas Forças Armadas.

As referidas normas fortalecem doutrinas e ampliam a proteção social, orientando a visão e definindo novos papéis para os profissionais de Serviço Social nas OM. Tais doutrinas se tornam a base configuradora de um conjunto de princípios, cuja proposta traz intrínseco o compromisso de ampliação do conceito de proteção social ao homem, e o desafio de concretizá-lo no Teatro de Operações.

O exercício profissional do Assistente Social é respaldado em princípios éticos e mantém a qualidade dos serviços prestados desde a criação do Ministério da Aeronáutica até os dias atuais, notadamente aprimorado pela publicação da NSCA 163-1/2020. No âmbito coletivo, os profissionais direcionam suas ações aos programas, projetos e atividades socioeducativas, consonantes às legislações em âmbito nacional, bem como às diretrizes mundiais para a categoria, correlacionadas às normativas atinentes ao Serviço Social no bojo do COMAER. No que tange à esfera individual, realiza a viabilização de benefícios socioassistenciais, encaminhamento intrainstitucional e extrainstitucional, orientação social, elaboração de relatório social, visita domiciliar, dentre outros.

Clique aqui e leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Assistente Social.

Fotos: Força Aérea Brasileira